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Quais as melhores práticas para resolver a inadimplência nas empresas?

Uma boa gestão na carteira de clientes constitui um dos pilares para uma empresa crescer e manter os níveis baixos de inadimplência. Desse modo, o empreendimento terá um fluxo de caixa mais expressivo capaz de evitar o endividamento.

Sabendo disso, elaboramos este artigo para ajudar a esclarecer ao Administrador ou Empresário o que deve melhorar para resolver a inadimplência em seu negócio.

Acompanhe!

 

Quais as causas da inadimplência?

Inicialmente, antes de resolver essa questão, é preciso entender os motivos que podem levar o cliente a esta situação. O Brasil possui uma grande quantidade de pessoas e empresas inadimplentes.

Por conta das instabilidades financeiras que o país atravessa nos últimos anos, uma das principais causas que levam os consumidores à inadimplência é a alta taxa de desemprego.

A desaceleração econômica combinada com a inflação e os altos juros resultam, com o passar do tempo, em empresas frágeis sob o ponto de vista financeiro e com pouca rentabilidade, precisando em diversos momentos recorrer a demissões na busca de reduzir os custos operacionais e continuar funcionando.

Muito disso acaba levando a outra causa de inadimplência: o controle de gastos dos grupos familiares. São poucas as famílias que organizam e planejam o pagamento de suas contas, até mesmo as do dia a dia. No entanto, quem deseja sair da inadimplência, necessita dessa organização para atingir a estabilidade financeira tão desejada.

Portanto, elaborar um plano de organização e buscar renegociar dívidas e parcelamentos são parte desse projeto.

Além dessas causas, outro grande motivo que leva a inadimplência são as dívidas com cartão de crédito e cheque especial. Afinal, muitos compram por impulso e não avaliam se aquela compra caberá no seu orçamento mensal, levando-os geralmente a pagarem somente o valor mínimo do cartão de crédito e entrando em uma bola de neve de dívidas.

 

Como melhorar os processos de cobrança? 

Dito isso, agora sabemos alguns dos motivos que levam a inadimplência das pessoas perante a empresa. Desse modo, é dever da empresa elaborar um bom plano de gestão para organizar seus valores a receber por meio de uma análise prévia de créditos e um processo eficaz de cobrança.

Com isso, através de uma análise prévia o gestor ou empresário devem se atentar para:

• Contar com profissionais capacitados e devidamente treinados, com conhecimento financeiro ou contábil para realizar um mapeamento da inadimplência da empresa;

• Utilizar consultas aos serviços de proteção ao crédito como SPC e SERASA e a partir disso, traçar o perfil dos clientes;

• Verificar o grau de liquidez da empresa e a capacidade de pagamento de seus clientes. Projetando assim a capacidade de caixa.

Passada essa fase prévia, a empresa deve se atentar ao seu processo de cobrança, podendo ser realizado pela própria organização empresarial ou por serviços terceirizados. Contudo, alguns pontos que são fundamentais neste processo são:

• Possuir um sistema de controle sobre as contas a receber, a fim de mensurar os valores a serem recebidos a curto, médio e longo prazo;

• Utilizar técnicas de cobrança como a régua de cobrança, buscando estabelecer uma linha cronológica e planejada de como cobrar o cliente;

• Identificar atrasos e realizar medidas necessárias de acordo com histórico de cobranças, negativando aqueles clientes que não respondem aos contatos da empresa.

 

Quais os principais efeitos da inadimplência na minha empresa?

A essa altura, muitos acham trabalhoso dedicar atenção e tempo para estas questões. Realmente, para buscar destaque frente aos concorrentes, o empresário precisa estar voltado ao desenvolvimento e as operações de sua empresa que são a alma do negócio.

Neste cenário que surge a importância de equipes especializadas capazes de evitar os efeitos negativos da inadimplência em uma empresa como:

• Problemas financeiros pela falta de entrada de valores, desestabilizando o planejamento da empresa;

• Dificuldade na captação de recursos para o desenvolvimento do negócio e para investimentos em expansão;

• Produz um desgaste junto ao cliente pela má gestão dos processos de cobrança, devido à falta de técnica para realizar o contato com o devedor e efetivar o recebimento.

Logo, nota-se que a melhor forma de lidar com a inadimplência é agir com antecedência, montando um plano de recuperação de créditos e realizar uma boa gestão dos processos de cobrança.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco, será um prazer orientá-lo.