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Saiba os principais passos para alienar uma empresa

A alienação de empresas é mais comum do que se possa imaginar e decorre do dinamismo que os negócios acontecem. Seja para buscar novos mercados, assumir a liderança de um determinado segmento, diversificar as áreas de atuação ou aproveitar uma oportunidade.

Fato é que empresas e empresários realizam reservas para investimento em aquisições de outras organizações empresariais.

O que é alienação de organizações empresariais? 

A alienação de organizações empresariais ou de empresas consiste na aquisição de empreendimentos em funcionamento, o qual se adquire, além do patrimônio, toda estrutura operacional, bem como a própria titularidade da pessoa jurídica.

Diante desse cenário, realizar a venda de uma empresa não é uma operação simples e exige conhecimento, apoio técnico e muita análise, de forma a evitar prejuízos e conseguir o retorno financeiro esperado.

Principalmente, em períodos de crise econômica, muitas ofertas circulam no mundo empresarial e para colocar uma empresa à venda é necessário organizar tudo de forma que a mesma, fique atrativa sem perder rentabilidade.

Há de se considerar inicialmente o motivo pelo qual se está vendendo a empresa, geralmente por situações como:

  • Os empresários ou sócios pretendem se aposentar;
  • Por haver uma ruptura na linha sucessória;
  • Para captar recursos para investimento em novos projetos. Dentre outras.

Fato é que independente dos motivos, existem formas de fazê-lo que poderão trazer melhores resultados, e é o que apresentaremos a seguir. 

Quais cuidados devem ser tomados pelo vendedor?

Seguro de que efetivamente vai vender o empreendimento, o vendedor vai precisar profissionais competentes para auxiliá-lo, pois há uma série de providências que precisam ser tomadas.

O primeiro passo é realizar o negócio preferencialmente quando:

  • Percebe-se que a empresa está operando com uma boa rentabilidade (lucro);
  • A empresa não apresenta indícios de falência ou excessivas dificuldades financeiras;
  • A empresa tenha uma linha de produtos ou serviços atrativos ou com novos produtos no mercado;
  • O empreendimento esteja com bons níveis de receita;
  • Que tenha constituído ao longo do período um bom valor de ativos permanentes;
  • O passivo esteja em níveis aceitáveis.

Essas são algumas das características, que se existentes, certamente agregam valor ao negócio.

Avaliados os pontos acima e estabelecido o valor de mercado da empresa, é necessário procurar os compradores, levando em consideração indicações como:

  • Considerar a contratação de um especialista em alienações empresariais;
  • Formular e exigir desses profissionais os termos de confidencialidade;
  • Evitar ao máximo o fornecimento de dados identificadores antes que o negócio esteja em estado avançado;
  • Dê preferência para interessados que já estejam no seu ramo de negócios;
  • Consultar a situação financeira do propenso comprador, bem como, eventuais garantias oferecidas ao negócio. 

Fechado o negócio, é preciso passar para a próxima fase, conforme abaixo.

Quais documentos e relatórios devem ser apresentados pelo vendedor?

O vendedor, não só para apresentar ao comprador, mas para definir a oferta, deverá tomar algumas providências no sentido de mensurar e comprovar as condições da empresa que está em negociação.

Com isso, é necessário o fornecimento da documentação da empresa para análise e confirmação das condições oferecidas, como por exemplo:

  • Apresentar balancetes mensais atualizados;
  • Fornecer os relatórios dos bens do ativo imobilizado;
  • Apresentar as demonstrações financeiras dos exercícios anteriores;
  • Realizar e apresentar os inventários dos estoques;
  • Apresentar o fluxo de caixa do exercício corrente;
  • Relatórios da composição do patrimônio líquido, com suas respectivas divisões por quotas ou ações;
  • Relatórios de empréstimos ou financiamentos junto a instituições financeiras;
  • Relatórios de previsões de faturamento para o exercício;
  • Apresentar as provisões para contingências trabalhistas, fiscais ou cíveis;
  • Apresentar os relatórios de composição dos custos dos produtos ou serviços vendidos, bem como da formação dos preços;
  • Apresentar os índices de liquidez, grau de endividamento e taxas de retorno de capital;
  • Apresentar as certidões negativas de débitos tributários e trabalhistas.

Com esses relatórios é possível definir o preço de venda, o qual não poderá ficar superestimado ou subestimado, dificultando a venda ou gerando um prejuízo.

Lembrando que o vendedor ainda não deve esquecer de detalhes que também farão diferença, como:

  • Fazer a avaliação das marcas e patentes;
  • Percentuais de crescimento das receitas;
  • Estratégias de expansão e de posicionamento no mercado.

Cada passo acima citado deve representar uma parcela na formatação do valor total do negócio de forma a ficar justo e lucrativo.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco, será um prazer orientá-lo.

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