A alienação de empresas é mais comum do que se possa imaginar e decorre do dinamismo que os negócios acontecem. Seja para buscar novos mercados, assumir a liderança de um determinado segmento, diversificar as áreas de atuação ou aproveitar uma oportunidade.
Fato é que empresas e empresários realizam reservas para investimento em aquisições de outras organizações empresariais.
O que é alienação de organizações empresariais?
A alienação de organizações empresariais ou de empresas consiste na aquisição de empreendimentos em funcionamento, o qual se adquire, além do patrimônio, toda estrutura operacional, bem como a própria titularidade da pessoa jurídica.
Diante desse cenário, realizar a venda de uma empresa não é uma operação simples e exige conhecimento, apoio técnico e muita análise, de forma a evitar prejuízos e conseguir o retorno financeiro esperado.
Principalmente, em períodos de crise econômica, muitas ofertas circulam no mundo empresarial e para colocar uma empresa à venda é necessário organizar tudo de forma que a mesma, fique atrativa sem perder rentabilidade.
Há de se considerar inicialmente o motivo pelo qual se está vendendo a empresa, geralmente por situações como:
- Os empresários ou sócios pretendem se aposentar;
- Por haver uma ruptura na linha sucessória;
- Para captar recursos para investimento em novos projetos. Dentre outras.
Fato é que independente dos motivos, existem formas de fazê-lo que poderão trazer melhores resultados, e é o que apresentaremos a seguir.
Quais cuidados devem ser tomados pelo vendedor?
Seguro de que efetivamente vai vender o empreendimento, o vendedor vai precisar profissionais competentes para auxiliá-lo, pois há uma série de providências que precisam ser tomadas.
O primeiro passo é realizar o negócio preferencialmente quando:
- Percebe-se que a empresa está operando com uma boa rentabilidade (lucro);
- A empresa não apresenta indícios de falência ou excessivas dificuldades financeiras;
- A empresa tenha uma linha de produtos ou serviços atrativos ou com novos produtos no mercado;
- O empreendimento esteja com bons níveis de receita;
- Que tenha constituído ao longo do período um bom valor de ativos permanentes;
- O passivo esteja em níveis aceitáveis.
Essas são algumas das características, que se existentes, certamente agregam valor ao negócio.
Avaliados os pontos acima e estabelecido o valor de mercado da empresa, é necessário procurar os compradores, levando em consideração indicações como:
- Considerar a contratação de um especialista em alienações empresariais;
- Formular e exigir desses profissionais os termos de confidencialidade;
- Evitar ao máximo o fornecimento de dados identificadores antes que o negócio esteja em estado avançado;
- Dê preferência para interessados que já estejam no seu ramo de negócios;
- Consultar a situação financeira do propenso comprador, bem como, eventuais garantias oferecidas ao negócio.
Fechado o negócio, é preciso passar para a próxima fase, conforme abaixo.
Quais documentos e relatórios devem ser apresentados pelo vendedor?
O vendedor, não só para apresentar ao comprador, mas para definir a oferta, deverá tomar algumas providências no sentido de mensurar e comprovar as condições da empresa que está em negociação.
Com isso, é necessário o fornecimento da documentação da empresa para análise e confirmação das condições oferecidas, como por exemplo:
- Apresentar balancetes mensais atualizados;
- Fornecer os relatórios dos bens do ativo imobilizado;
- Apresentar as demonstrações financeiras dos exercícios anteriores;
- Realizar e apresentar os inventários dos estoques;
- Apresentar o fluxo de caixa do exercício corrente;
- Relatórios da composição do patrimônio líquido, com suas respectivas divisões por quotas ou ações;
- Relatórios de empréstimos ou financiamentos junto a instituições financeiras;
- Relatórios de previsões de faturamento para o exercício;
- Apresentar as provisões para contingências trabalhistas, fiscais ou cíveis;
- Apresentar os relatórios de composição dos custos dos produtos ou serviços vendidos, bem como da formação dos preços;
- Apresentar os índices de liquidez, grau de endividamento e taxas de retorno de capital;
- Apresentar as certidões negativas de débitos tributários e trabalhistas.
Com esses relatórios é possível definir o preço de venda, o qual não poderá ficar superestimado ou subestimado, dificultando a venda ou gerando um prejuízo.
Lembrando que o vendedor ainda não deve esquecer de detalhes que também farão diferença, como:
- Fazer a avaliação das marcas e patentes;
- Percentuais de crescimento das receitas;
- Estratégias de expansão e de posicionamento no mercado.
Cada passo acima citado deve representar uma parcela na formatação do valor total do negócio de forma a ficar justo e lucrativo.
Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco, será um prazer orientá-lo.